Introdução ao investimento colaborativo (crowdfunding)
Não há qualquer dúvida que, hoje, as micro e pequenas empresas (MPEs) são excelentes geradoras de emprego, em qualquer país. Por isso, devem ser vistas como protagonistas no desenvolvimento econômico. Os países que mais exportam tecnologia possuem MPEs fortes e com acesso desburocratizado a fontes de financiamento. Além disso, tais economias dependem menos de commodities do que aquelas em que o setor tecnológico é menos avançado; ou seja, exportam produtos com maior valor agregado, o que lhes permite manter fluxos elevados de divisas e investimentos.
Seguindo este raciocínio, a existência de formas adequadas de financiamento para as MPEs tornou-se prioridade em vários países. Este é o caso dos Estados Unidos, onde se aprovou o Jumpstart Our Business Startups Act (também conhecido JOBS Act) em 2012, que foi recentemente regulado pela Securities and Exchange Commission (a CVM dos Estados Unidos), que flexibilizou o acesso ao mercado de capitais pelas MPEs.
Apesar de não haver dúvidas sobre a importância das MPEs, elas estão sujeitas a leis e regulamentos inadequados, ou até mesmo a um ambiente hostil ao desenvolvimento da atividade empresarial. Além disso, há estudos que correlacionam o excesso de burocracia a níveis mais elevados de corrupção. A burocracia desmedida coloca as MPEs em enorme desvantagem em relação às empresas maiores, inclusive para se financiar.
O financiamento dos negócios de menor porte não é tarefa fácil. A primeira fonte de recursos são os próprios sócios. Cabe a eles fazer o investimento inicial necessário para que a empresa comece a funcionar. Infelizmente, no entanto, a não ser que os sócios possuam quantidades consideráveis de recursos disponíveis, tal fonte não será suficiente para sustentar o negócio por muito tempo. Como consequência, por falta de financiamento adequado, muitos negócios acabam morrendo rapidamente, mesmo que as ideias sejam boas e os sócios sejam bons administradores. Isto é o que mais se vê nos novos empreendimentos.