top of page

Dicas para o empreendedor

As últimas dicas para os empreendedores, lembrando que as dúvidas podem ser tiradas pelo e-mail regrasdainovacao@gmail.com.



- Caso o interesse pelo negócio seja grande e com vários potenciais investidores, o empreendedor poderá até mesmo criar dinâmica de leilão e fechar o negócio com o fundo que oferecer as melhores condições. Note-se, no entanto, que alguns fundos, para evitar o leilão - que normalmente somente é favorável a quem capta recursos - solicita exclusividade por um curto prazo de tempo ou simplesmente se recusa a participar.


- O fato de o empreendedor tratar com vários fundos ao mesmo tempo (ou seja, ter mais opções), também poderá evitar que seja fechado negócio em termos pouco favoráveis ao empreendedor e sua startup. Neste sentido, o empreendedor não deverá “entregar o ouro” e dizer aos fundos com quem está negociando, pelo menos não antes de ter um term sheet assinado com alguém disposto a aportar os recursos.


- Em um possível leilão, indique uma data limite para que os fundos apresentem suas propostas. Tal data deverá ser próxima, para evitar conluio entre os fundos (que sempre será negativo para o empreendedor); se, entretanto, a data for excessivamente próxima (menos de semana, por exemplo), poderá acabar por excluir alguns deles, já que nem todos conseguirão fazer as análises necessárias ou mesmo obter aprovação inicial de seus comitês internos para prosseguir na operação.


- Uma vez recebidas as propostas iniciais, o empreendedor deverá escolher algumas delas para participar de uma próxima rodada. Deverá informar aos fundos que eles foram aprovados para passar à próxima fase e que novas propostas em termos mais favoráveis ao negócio poderão ser apresentadas, também dentro de uma data limite. A depender do número de fundos interessados, até mesmo algumas novas rodada poderão ser feitas – sem exageros para não afugentar ninguém -, na tentativa de melhorar ainda mais os termos finais da operação.


Posts Destacados
Posts Recentes
bottom of page