Dicas para o empreendedor
As nossas dicas para os empreendedores que estão começando seu negócio continuam, hoje são em relação a apresentação, o objetivo da operação e a captação do investidor.
- A maneira de apresentar o projeto pode dizer muito sobre o empreendedor: demonstre confiança ao fazer uma apresentação que mais pareça uma conversa, o que será sempre muito melhor do que a leitura do texto contido em slides ou apresentações. Tal leitura ocasionará na falta de interesse por parte dos fundos.
- O empreendedor deve saber de antemão e com precisão o que lhe é mais importante e o que espera ao final da operação. Logo, deverá ter ideia formada em relação ao valor do negócio (valuation), participação societária (inclusive no que diz respeito ao controle), conhecimento técnico dos venture capitalists, expectativas futuras etc., deixando isso claro aos fundos desde o início, evitando-se desperdício de tempo. Caso os gestores do fundo não possuam liberdade para conceder àquilo que o empreendedor espera, dirão de antemão, evitando-se embaraços posteriores, quando as conversas já estiverem adiantadas.
- Negocie com todos os venture capitalists em período curto e pré-determinado. Evite esperar a resposta de um para só após apresentar o projeto ao próximo. Não perca tempo e converse com vários fundos ao mesmo tempo. Quando houver mais um investidor interessado, o empreendedor terá maior poder de barganha e as chances de levantar recursos aumentarão.